Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2014

TENDÊNCIAS: MISERICÓRDIA

Nova série de posts estreando aqui no Vivendo para o Reino! "Tendências" são pequenas crônicas com objetivo de escancarar e confrontar comportamentos que nós, seres humanos, estamos acostumados a praticar. Assim, estes textos servirão para reflexão e autoavaliação, para que possamos mudar e crescer. Mesmo que as situações vivenciadas pelos personagens não tenham sido vividas por você, tente aprender através do que essas situações querem ensinar, aplicando a coisas semelhantes na sua vida. Bom proveito!


MISERICÓRDIA

Lara estava triste e estressada. Acabara de receber uma bronca do chefe, pois esquecera de ligar desmarcando a reunião com o fornecedor. É verdade que ela havia cometido alguns erros no trabalho nas duas últimas semanas, mas seu chefe não imaginava o que estava acontecendo. Ela sempre fora uma funcionária exemplar, mas é o que dizem: se você faz tudo correto, ninguém te elogia. Se você comete um erro, todos te criticam. O que custava ele ter sido um pouco misericordioso com ela? Ao menos tentar entender sua situação, compreender, perguntar se estava tudo bem.

Ao sair do banheiro, onde fora orar e chorar escondida, Lara percebeu que ainda teria o dia inteiro pela frente. Só queria que aquele dia terminasse o mais rápido possível. Estava se sentindo péssima. Como se não bastasse toda a situação que estava vivendo, ainda tinha que tomar bronca. 

Apesar de estar meio aérea, ela tentou se concentrar ao máximo em suas atividades. Fez as ligações necessárias, confirmou visitas, organizou papeladas. Vez ou outra seus olhos começavam a arder e lágrimas ameaçavam sair. Mas ela não podia se dar o direito de se distrair com os problemas e acabar errando mais alguma coisa. Entretanto, a falta de compreensão do seu chefe a deixara muito chateada.

Enfim chegou a hora de ir embora. Não queria ir para a faculdade hoje, estava mental e espiritualmente exausta. Esperou o tempo costumeiro pelo ônibus e conseguiu pegar um lugar para sentar. Enquanto a cidade passava pela janela no seu caminho para casa, Lara pensou no caos que sua vida se tornara nas últimas duas semanas: seu noivo rompera com ela e, para completar, roubaram o dinheiro com que ela pagaria a faculdade. Estava tudo dando errado. Ela sentia vontade de gritar "Deus, onde você está?!"

O ônibus parou e Lara acordou de seus devaneios. Desceria no próximo ponto. Ela levantou e, quando o ônibus voltou a andar, puxou a cordinha para que o sinal de parada soasse. Chegando no seu ponto, Lara se preparou para descer, mas o motorista simplesmente não parou. Passou direto. "Que motorista burro e incompetente!", pensou. Por isso, gritou xingamentos até o ponto seguinte. Desceu pisando forte nos degraus do ônibus: teria que caminhar um pouco mais para chegar em casa. 


Uma tendência do ser humano: esperar misericórdia para si, mas não despejar misericórdia nos outros.

Netto Britto

Um comentário:

  1. Eu sou desses. "O bem que eu quero eu não faço. Mas o mal que não quero esse faço!"

    ResponderExcluir